Hello Atom.io, Goodbye Sublime Text

Essa semana mudei definitivamente para o Atom.io. Demorei um pouco para me decidir, já que o Sublime Text sempre foi tão bom, mas agora que o projeto atingiu um nível de maturidade e participação da comunidade suficiente, achei que já era hora.

Atom 1.0

O principal motivo para esta mudança é o fato do Atom ser um projeto open-source, e contar com o sponsorship do Github. Estes são os ingredientes que eu tenho visto que funcionam melhor em termos de evolução de softwares, temos a comunidade ativa sendo a alma e o motor, e uma organização para dar a direção a ser seguida, a visão de futuro.

A ideia do Atom é basicamente a mesma do Sublime Text, ser um editor leve, descomplicado, extensível via plugins, e com visual customizável. Falando em visual, achei o Atom bem mais interessante, como eu utilizo Windows e Linux, é perceptível que a interface é bem mais consistente entre os dois sistemas do que o Sublime.

E no melhor estilo KISS, muitas funcionalidade foram simplesmente copiadas, de janelas a atalhos de teclado. Muitos plugins foram migrados da sua versão Sublime para o Atom. Por exemplo, "Ctrl+P" no Atom:

Atalhos de teclado: Ctrl+P

Sites úteis para quem quiser saber mais sobre o Atom.io:

PS: para quem quiser instalar o Atom via apt-get no Ubuntu (64 e 32):

$ sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/atom
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install atom
Tags: tech, editor, sublime, atom,
Written on June 28, 2015