Transforme sua ideia em uma estória

"Estou a uma ideia de distância da riqueza!"

Acho que já não tem mais tanta gente que acredita que basta uma ideia para ficar rico, pelo menos o discurso já mudou faz um bom tempo para "Não basta ter ideia, tem que tirá-la do papel".

Mas pelo que eu tenho visto (e vivido), além de encontrar a ideia certa, e arregaçar as mangas e implementá-la, tem mais um fator importante nesta equação: saber contar uma boa estória.

Conheço muita gente que tem ótimas ideias, algumas que são muito competentes na implementação das mesmas, mas poucas que sabem comunicar suas ideias de forma que as outras pessoas entendam o valor do que está sendo apresentado. 

Para ilustrar meu ponto, um exemplo clássico: a apresentação do primeiro iPhone, um produto REALMENTE inovador, cuja necessidade era nula até sua existência, e passou a ser essencial um segundo após você descobrir que ele existia. Longe de uma enrolação tecnológico-geek-nerd, Steve Jobs contou uma estória ao final da qual você fica completamente convencido que tudo que existia até aquele momento está fundamentalmente errado, e que o iPhone é a solução para todos os seus problemas, incluindo os novos que você não conhecia até aquele momento.

A mensagem aqui é simples: se você está construindo produtos para as pessoas, conte uma estória sobre como o seu produto ajudará a vida destas pessoas a ser melhor, mostre o seu valor para a vida das pessoas. Não adianta mostrar um monte de bullet points e estatísticas que ninguém entende ou está interessado. As pessoas adoram coisas que funcionam magicamente tanto quanto odeiam ser forçadas a pensar.

Como já disse Arthur C. Clarke:

"Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia."

Tech or Magic? I don't care!

Então, (1) pegue a sua grande ideia, (2) tire ela do papel e (3) demonstre como isso resolve o problema das pessoas. Deixe a explicação técnica do truque a cargo para aqueles que se interessarem pelo assunto.

Written on July 13, 2015